
Neve em Gramado: dicas e lugares para visitar
20 de julho de 2023
Curtir as temperaturas baixas e a neve em Gramado é o objetivo de muitos dos turistas que escolhem a cidade como destino para a sua viagem.
A região é conhecida por ser repleta de paisagens que ficam lindas no inverno e por ter programações para todos os gostos, sendo um local cheio de atrações para quem quer curtir o passeio sozinho, em família ou com aquela pessoa especial.
Para quem quer ter a oportunidade ver os floquinhos de neve, é importante se planejar e analisar bem a época em que a viagem será feita, para aumentar as chances de viver essa experiência.
Se esse é o seu caso, continue a leitura e saiba como aproveitar o frio e a neve em Gramado!
É comum ter neve em Gramado?
A neve é uma realidade distante dos brasileiros, que costumam se encantar pelo fenômeno ao assistir filmes com o clássico natal norte-americano, que tem uma aparência mágica e única.
Aqui, no Brasil, a região sul é conhecida por ter maiores probabilidades de passar por esse fenômeno climático, ainda que ele não seja tão comum assim e não ocorra em todos os invernos, já que depende de fatores como a redução das temperaturas e também a alta umidade do ar.
Nos últimos anos, a neve em Gramado marcou presença em 2016, 2017, 2018, 2019 e também em 2021. Antes disso, a última ocasião havia sido em 2013. Assim, nem todo ano é possível aproveitar essa experiência.
Por outro lado, para quem quer dar uma chance ao clima e marcar uma viagem para viver esse momento, o mais recomendado é optar pelos meses de julho e agosto, que são marcados por temperaturas mais baixas.
O inverno em Gramado
Apesar de nem sempre ter neve em Gramado, as baixas temperaturas do inverno sempre surpreendem os visitantes, principalmente aqueles que vêm de outras regiões do país.
Entre os meses de junho e agosto, a temperatura média da cidade fica por volta de 10 °C a 15 °C durante o dia, enquanto a noite pode ser ainda mais fria e chegar a 0 °C, ou até mesmo a temperaturas negativas.
Por isso, na hora de planejar a viagem, é importante lembrar de pensar bem nas roupas que as temperaturas baixas exigem, o que envolve optar por tecidos mais grossos e casacos forrados, que deixem todos confortáveis e aquecidos ao longo da estadia.
Quais os lugares para visitar durante a temporada de neve em Gramado?
Felizmente, mesmo quando não há neve em Gramado, a cidade está repleta de lugares incríveis para conhecer e aproveitar as baixas temperaturas.
O Snowland, por exemplo, é um parque no qual a neve é produzida artificialmente, o que faz com que seja possível viver essa experiência mágica mesmo quando o clima da cidade não colabora com os turistas.
Outra opção muito procurada pelos turistas são pousadas e hotéis bem aconchegantes para ficar aproveitando o “climinha” de inverno, curtindo uma lareira e tomando um vinho.
Além disso, para quem quer aproveitar a cidade, mas sem passar frio demais, Gramado tem excelentes restaurantes para se aquecer com uma boa carne na brasa, comidas que contém aqueles temperos mais fortes e deliciosos, além de bebidas preparadas que são capazes de esquentar até os mais calorentos.
O Toro Gramado oferece exatamente essa experiência para quem visitar. Pratos como a Linguicinha Jack que é levemente apimentada, caramelizado com whisky Jack Daniel’s, aligot de polenta, além de drinks como negroni, que fazem aquecer até os corações mais gelados.
Por isso, se você estiver pensando em visitar a cidade de Gramado no inverno, somos uma ótima opção para provar novos sabores e se aquecer no inverno gaúcho.
Para curtir as noites da cidade com o melhor da coquetelaria da região e excelente gastronomia, não deixe de fazer uma visita aqui no Toro e aproveite ao máximo a estadia na cidade.
Acesse o nosso site para saber mais e reserve sua mesa hoje mesmo! Venha viver uma experiência inesquecível com pratos deliciosos, bebidas incríveis e as melhores músicas ao vivo!