Fundo escuro com manchas cinza
Lifestyle

A história da cerveja artesanal no Rio Grande do Sul e sua relação com o Toro

5 de outubro de 2023

(Imagem: Reprodução/Toro Gramado)

 

Já parou pra pensar sobre a história da cerveja artesanal? Essa bebida que deixa os dias de muita gente mais alegres surgiu muito antes do que se pensa.

É claro que, hoje em dia, a bebida que conhecemos é bem diferente das primeiras que foram produzidas, principalmente com o crescimento da produção de cervejas artesanais, que também têm seu charme próprio.

Vem ver qual a relação dela com o Rio Grande do Sul e, é claro, com o Toro Gramado!

 

Conheça a história da cerveja artesanal

 

Quem não gosta de apreciar uma cervejinha gelada no fim de um longo dia, não é?

A bebida que, hoje em dia, faz muito sucesso entre os brasileiros, foi criada há mais de 9 mil anos, quando a humanidade mal sabia o que era o álcool, de fato.

Na verdade, um dos aspectos mais interessantes da história da cerveja é que a sua criação não foi proposital e sim um acidente gerado pelo armazenamento de grãos, que não era lá muito eficiente na época.

Como não existiam muitos recursos que permitissem guardar grãos por longos períodos de tempo, eles eram armazenados dentro de reservatórios de água, em uma espécie de conserva.

No entanto, a cevada começou a ser armazenada por tempo demais, o que fez com que os grãos fermentassem. Dessa forma, o amido e o açúcar presentes na cevada se transformavam em álcool.

Um belo dia, alguém decidiu provar a bebida fabricada nesse processo e, assim, teve início a produção da cerveja.

Hoje em dia, é claro, os processos são outros e o resultado final também é muito diferente, já que os métodos são mais seguros, os ingredientes são mais adequados e a bebida obtida é muito mais saborosa.

Ainda assim, conhecer a história da cerveja é um bom jeito de saber mais sobre essa bebida que tanta gente ama!

 

A história da cerveja artesanal no Rio Grande do Sul

 

No Rio Grande do Sul, é possível perceber que a história da cerveja está muito presente na cultura local.

Afinal, o estado conhecido pela tradição da carne na brasa não poderia deixar de ser também um dos protagonistas quando o assunto é a bebida favorita para acompanhar um bom churrasco.

Com o crescimento das indústrias de cerveja, a produção local e artesanal passou a ganhar cada vez mais valor, já que os processos são mais atenciosos e respeitam o tempo de fermentação natural dos ingredientes.

O Rio Grande do Sul se destaca nesse cenário, sendo um dos principais produtores de cerveja artesanal do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil).

 

Descubra a vasta carta de cervejas artesanais do Toro

 

Nesse cenário todo, o Toro não poderia ficar de fora da história da cerveja no país.

Além de valorizar o sabor dessa bebida que tem tudo a ver com a cultura gaúcha, sabemos que ela é amada por pessoas com diferentes gostos.

Por isso, o cardápio do Toro tem opções para todos os tipos de cervejeiro: as mais leves, as de médio corpo, amargas e escuras.

Além disso, para tornar a experiência etílica do Toro ainda mais incrível, temos as combinações, que deixam sua noite aqui ainda mais especial:

 

  • Frizzy IPA com IPA; 
  • Pilsner Spritz com Pilsen; 
  • Reddish Whiskey com Amber;
  • Patagonian Gold com Weiss.

 

Esses sabores incríveis acompanham um cardápio com pratos para todos os gostos, seja você um fã do hambúrguer gourmet ou simplesmente um apreciador de uma carne bem feita, além de muitos aperitivos e acompanhamentos que deixam tudo ainda mais gostoso.

Com uma decoração rústica aconchegante e shows de boa música ao vivo todos os dias, isso tudo se junta para criar uma experiência completa e única, que você só vive aqui no Toro Gramado!

Acesse o site e reserve a sua mesa agora mesmo!

Compartilhe