Fundo escuro com manchas cinza
Lifestyle

A história da caipirinha, nossa bebida nacional

8 de janeiro de 2024

Bora explorar as raízes da tradição brasileira com uma viagem à história da caipirinha? Essa icônica bebida se tornou símbolo da nossa cultura e ganhou o exterior. 

Nesta postagem, vamos mergulhar na origem dessa mistura refrescante e descobrir como ela conquistou corações ao redor do mundo.

 

A bebida que conquistou o Brasil e o mundo 

 

Existe mais uma história para explicar a origem dessa bebida que se tornou a marca registrada do Brasil na coquetelaria.

Uma das versões diz que a mistura do limão com a cachaça teria surgido no começo do século passado, entre as elites de São Paulo, principalmente da região de Piracicaba, que era conhecida pela sua produção de cana-de-açúcar.

Por outro lado, há quem defenda que a caipirinha sempre foi uma bebida do povo. De acordo com a versão adotada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), a bebida nasceu de uma “garrafada”.

Durante a Gripe Espanhola, esses remédios caseiros se tornaram muito comuns e um deles levava ingredientes como limão, mel, alho e, em muitos casos, cachaça.

O alho felizmente ficou para trás e o mel foi substituído pelo açúcar, mas aos poucos a mistura foi se popularizando, principalmente por meio da Semana da Arte Moderna, em 1922.

Os artistas que conheceram o drink nessa ocasião também foram responsáveis por levar a invenção para fora do país. Há quem diga que a pintora Tarsila do Amaral sempre servia caipirinha para os convidados em sua casa em Paris.

Pouco a pouco, essa bebida refrescante e muito simples ganhou todo o país e passou a se popularizar mundo afora.

Hoje em dia, esse é o único drink brasileiro na lista oficial de coquetéis internacionais da Associação Internacional de Barmen (IBA, em inglês).

Essa bebida acabou tendo origem e popularização nacional e internacional,  se tornou a marca registrada do Brasil, sua presença em eventos culturais e festas tradicionais e ainda teve reconhecimento internacional e adaptações ao redor do mundo

 

A tradição de inovar

 

Um dos pontos fortes da caipirinha é o seu sabor marcante e delicioso, que se cria a partir de poucos ingredientes.

A simplicidade da combinação abre portas para a criatividade e permite invenções surpreendentes.

No Toro, por exemplo, você pode optar por uma caipirinha tradicional, com Cachaça Weber Haus Carvalho e Cabreúva, ou inovar com outras bebidas, como saquê ou diferentes vodkas, desde as nacionais até as importadas.

Além disso, sua caipirinha pode se tornar uma experiência etílica ainda mais surpreendente com as nossas diferentes combinações de frutas. Vem ver as opções:

 

  • Imperador: clássica de limão;
  • Baronesa: morango e limão;
  • Baron: limão siciliano e taiti;
  • Condessa: tangerina e gengibre;
  • Rainha: abacaxi, limão taiti e hortelã;
  • Conde: tangerina, limão siciliano e hortelã.

Para saber mais sobre o nosso cardápio, leia o nosso post sobre os 6 tipos de drinks que você precisa experimentar no Toro Gramado!

 

Mitos e curiosidades em torno da nossa caipirinha

 

A história da caipirinha é cheia de mitos e curiosidades.

Durante um tempo, algumas pessoas defenderam que a origem do drink seria mérito dos marinheiros que passavam pelo Rio de Janeiro.

A ideia é que eles adicionavam limão às doses de cachaça para evitar o escorbuto, uma fraqueza da gengiva por falta de vitamina C, mas essa teoria já é encarada como um mito por vários historiadores.

Já em relação ao nome do drink, nunca foi possível definir com precisão a sua origem.

Há quem defenda que o termo “caipirinha” era uma homenagem à pintora Tarsila do Amaral, nascida no interior de São Paulo, enquanto outros defendem que o nome só remete à ideia de que a bebida era preparada originalmente no interior, sem menção à artista.

Entre mitos e curiosidades, o que realmente importa é que esse drink se tornou super popular no país inteiro e ganhou o coração dos brasileiros.

Aprecie a tradição brasileira no Toro Gramado, onde cada gole é uma homenagem à rica história dessa bebida única. Salve, brinde e celebre a caipirinha como uma expressão autêntica da alma brasileira.

Visite o Toro Gramado e viva essa experiência etílica inesquecível!

Compartilhe