Música ao vivo em Gramado: a história do jazz e blues
8 de maio de 2023Jazz e blues são gêneros musicais que, apesar de diferentes, compartilham muitas características, como a de estarem presentes nas noites do Toro Gramado.
Esses tipos de música são marcados por melodias que, ao mesmo tempo, conseguem ser alegres e emotivas, tornando-se a trilha sonora perfeita para aproveitar bons momentos e risadas com ótimas companhias.
Para saber um pouco mais sobre jazz e blues, além de conhecer a história desses gêneros musicais, continue a leitura!
O que o jazz e blues têm em comum?
Jazz e blues são gêneros musicais bastante semelhantes e, apesar de existirem muitas controvérsias a respeito do surgimento de cada um deles, podemos elencar algumas características que compartilham.
Ambos nasceram nas comunidades afro-americanas da América do Norte, a partir da cultura trazida por esses povos quando foram escravizados no país.
Um exemplo de manifestação artística que foi muito importante para o surgimento de jazz e blues são as canções de trabalho, uma forma de expressão musical que as pessoas negras escravizadas utilizavam para suportar os longos dias de trabalho pesado nas plantações de algodão dos Estados Unidos.
Essas canções falavam sobre liberdade, sobre desafios a serem superados e outros temas que se tornaram parte tanto do jazz quanto do blues.
Anos depois, a partir de muitas mudanças na sociedade da época, surgiram esses gêneros que fazem parte do dia a dia das pessoas até hoje em dia e marcam presença na playlist do Spotify do Toro Gramado.
Quais são as principais diferenças entre o jazz e blues?
Por terem essa origem muito próxima e surgirem no interior da comunidade afro-americana, é natural que esses gêneros musicais tenham muitas semelhanças, mas também existem diferenças que fazem com que eles tenham sonoridades distintas.
O blues seguiu se desenvolvendo a partir das canções de trabalho e dos cantos das igrejas frequentadas pelos afro-americanos, sendo marcado por uma certa melancolia e sensibilidade que motivaram o seu nome, já quem em inglês, “blues” é uma palavra que remete a esse estado de espírito.
O jazz, por outro lado, começou a se desenvolver com mais força nos centros urbanos, a partir da utilização de instrumentos como o saxofone e o trompete, enquanto o outro gênero se manteve mais próximo de instrumentos como o violão e a guitarra.
Além disso, o jazz é marcado pela arte do improviso, enquanto o blues tem como principal marca a melancolia e emotividade que fica evidente nas letras de suas canções.
Como o jazz e o blues foram incorporados na cultura brasileira?
Assim como no soul music, jazz e blues tiveram um papel importante no surgimento do rock, que hoje em dia é bastante diverso e faz sucesso entre muitos ouvintes.
No Brasil, esse mesmo processo aconteceu no século passado, quando muitos músicos do país começaram a ser influenciados por grandes nomes desses gêneros, como B. B. King e Louis Armstrong.
Grandes nomes do rock brasileiro, como Rita Lee e Barão Vermelho, foram influenciados pelo jazz, pelo soul music e pelo blues.
Além disso, o sucesso desses gêneros foi imenso e, por isso, não são poucos os brasileiros que apreciam esse tipo de música, sua expressividade e seu potencial de embalar momentos incríveis, deixando qualquer experiência ainda mais especial.
E se você curte esses estilos musicais, venha até o Toro Gramado! O melhor som ao vivo da serra gaúcha está aqui, ao som de : jazz, blues, soul e pop de altíssima qualidade, todos dias!
Acesse nosso site, reserve sua mesa e venha viver essa experiência gastronômica, etílica e musical em Gramado!